quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Clarice Lispector é a autora homenageada do mês pela Biblioteca do IFF campus Macaé

Clarice, brasileira nascida na Ucrânia sob o nome de Haya Pinkhasovna Lispector, completaria hoje 94 anos de idade. Sua obra merece a nossa homenagem por ter se estabelecido como um divisor de águas na literatura brasileira, mudando para sempre a nossa maneira de narrar. Suas narrativas são marcadas pela maestria com que desenvolvia e apresentava os conflitos e eventos interiores de seus personagens, traço que a fez ser comparada com autores como James Joyce, Virginia Woolf e Franz Kafka, inaugurando no Brasil o que pode-se chamar de prosa introspectiva.


Foto: Antonio Andrade/Editora Abril


Por ter vindo para o Brasil muito nova, chegando aqui com um ano e dois meses de idade, Clarice autodeclarava-se brasileira e pernambucana. Sobre a Ucrânia, afirmou: "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: Fui carregada de colo".



Para os que querem conhecer o estilo e a habilidade dessa autora importantíssima no desenvolvimento da literatura brasileira, uma boa recomendação são os seus contos, que podem ser encontrados nas obras Laços de Família e Felicidade Clandestina.

Clarice faleceu em 1977, um dia antes de seu aniversário de 57 anos, vítima de um câncer inoperável no ovário, deixando porém uma vasta e genial obra que mantém a sua inteligência viva em todos os que a leem.

A Biblioteca do IFF câmpus Macaé saúda a memória desta fascinante autora brasileira e recomenda a todos que se deem a oportunidade de aprofundarem-se na vida e na obra de Clarice Lispector.

"Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."
Clarice Lispector

Bom dezembro e boas leituras.

--

Bruno Barcelos,
Biblioteca do Centro de Referência do IFF


Nenhum comentário:

Postar um comentário