O Campus Macaé


  O campus Macaé do Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET Campos - Uned Macaé) encontra-se às margens da Lagoa de Imboassica, uma localização contemplada com a proximidade de empresas e multinacionais ligadas ao setor petrolífero. Por sua referência em educação, a instituição atende à comunidade local e a municípios vizinhos.
Em 1987, a Prefeitura de Macaé doou o terreno de 51 mil m² e, após convênio firmado entre MEC/SETEC e a Petrobras, deu-se início à construção do prédio com total responsabilidade financeira dessa estatal. No dia 29 de julho de 1993, o prédio foi inaugurado e as atividades escolares iniciadas em 30 de agosto do mesmo ano.
Inicialmente, abrigou dois cursos técnicos integrados ao ensino médio, Eletrônica e Eletromecânica, com o total de duzentos e setenta alunos. Hoje, vinte e seis anos depois, conta com cursos em vários níveis de ensino, além dos convênios e parcerias que visam à qualificação profissional na região.

Atualidade
Foto 2018


  
    




Foto 2018
O campus tem 2.289 alunos matriculados (Fonte: Dados oriundos do sistema acadêmico do IFF, atualizados em 11/07/2022). 
Oferece, com ingresso a partir de concurso público, Ensino Médio Integrado, Cursos Técnicos, Programa de Ensino para Jovens e Adultos – PROEJA, Curso Superior e Pós-Graduação. Dispõe de serviços de orientação e atendimento pedagógico, psicológico e de serviço social.
Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio oferecidos são os de Eletrônica, Eletromecânica, Meio Ambiente, Automação Industrial. Os cursos técnicos subsequentes oferecidos são os de Eletrônica, Eletromecânica, Meio Ambiente, Automação Industrial e Segurança do Trabalho. De nível superior, o curso de bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, o curso de bacharelado em Engenharia Elétrica e o curso de licenciatura em História. O PROEJA compreende o curso técnico em Logística e é direcionado para quem possui o Ensino Fundamental completo.


Clique em: IFF em números

Para as aulas práticas, os alunos são encaminhados aos laboratórios como os de Automação Industrial, Máquinas Elétricas, Pneumática Industrial, Instrumentação, Controle de Processos, Metrologia, Ajustagem e Soldagem. Além dos laboratórios de Física, Informática, Química e Biologia.
Na área de pós-graduação Stricto Sensu conta com o Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, com as linhas de pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental Participativa e Promoção da Sustentabilidade Regional. É destinado a profissionais, preferencialmente já inseridos no mercado, graduados em Engenharia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza e áreas correlatas.