Nossos eternos companheiros de estudo...! |
O livro didático é imprescindível para orientar professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, pois nele o autor tenta idealizar o melhor caminho para facilitar a transmissão de conhecimento para os estudantes. Sua história no Brasil remete à chegada da família real portuguesa e a fundação da Imprensa Régia, que possibilitou a circulação de livros em nossas terras. Porém, nessa época, a maioria das publicações eram impressas no exterior. Somente a partir de 1920, com a inauguração das primeiras indústrias de papel em São Paulo, é que iniciou-se a fabricação nacional de livros didáticos.
Desde 1985, com a criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Governo Federal é o responsável pela compra e distribuição de livros para a educação básica. Mas em um mundo cada vez mais conectado com as novas tecnologias, não é implausível prever em breve a distribuição desses livros por formato digital. Talvez em breve sairão de cena as mochilas super lotadas, dando espaço para Tablets ou outros dispositivos, mas os Livros Didáticos certamente continuarão a existir.
Portanto, neste dia especial, vale lembrar com carinho de nossos eternos companheiros de estudo, presentes em diversas fases de nossa vida. Parabéns a eles e a seus autores!
Boas leituras e bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário