No dia 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, data lembrada em várias partes do mundo. O dia, celebrado inicialmente nos EUA, representa mais um marco histórico das lutas das mulheres pelo sufrágio feminino, por direitos civis, por representatividade política e por igualdade. A data é uma importante oportunidade para sensibilizar as sociedades quanto à eliminação das desigualdades existentes entre homens e mulheres.
No Brasil, como resultado da mobilização pelo sufrágio e pelos direitos das mulheres, foi fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino – FBPF, em 1922. As brasileiras tiveram direito ao voto dez anos depois, em 1932, quando foi aprovado um novo Código Eleitoral garantindo o sufrágio feminino.
O Arquivo Nacional guarda parte dessa história. O acervo da FBPF foi doado à Instituição e é composto de documentos textuais, iconográficos e sonoros, dividido entre assuntos administrativos da Federação e documentos pessoais.
Para ter acesso a parte desse acervo consulte o SIAN – Sistema de Informações do Arquivo Nacional (http://sian.an.gov.br). Na primeira página do sistema, clique em “Fundos/Coleções” e selecione “Pesquisa Multinível”. Na página seguinte, digite “Q0” no campo “Código de Referência” e clique em “Pesquisar”. Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário