Dia 04 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, data escolhida em homenagem ao nascimento de Louis Braille (4/1/1809 – 6/1/1852), criador do sistema de leitura e escrita para pessoas cegas. Louis Braille tornou-se cego aos três anos de idade, ao ferir seu olho esquerdo com uma ferramenta, na oficina de seu pai. Acometido por uma infecção que se alastrou também para o olho direito, Louis Braille tornou-se cego total.
A condição de cego não foi impedimento para Louis: sua família o incentivou à escolarização e sua dedicação aos estudos lhe proporcionou uma bolsa de estudos no Instituto Real de Jovens Cegos de Paris, onde estudou e publicou um sistema de leitura e escrita para cegos (1829), mundialmente conhecido pelo seu nome.
O Sistema Braille é um código universal de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, que consta da combinação de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. O espaço ocupado pelos seis pontos forma o que se convencionou chamar "cela Braille". Para facilitar a sua identificação, os pontos são numerados da seguinte forma: do alto para baixo, coluna da esquerda: pontos 1, 2, 3; do alto para baixo, coluna da direita: pontos 4, 5, 6. O Sistema Braille possibilita a formação de 63 símbolos diferentes, usados em textos literários nos diversos idiomas, como também nas simbologias nas áreas da Matemática, Química, Música e Informática. A escrita do Sistema Braille pode ser manual – com a utilização de reglete e punção, com máquina de escrever braille, ou ainda com impressora braille.
Fonte: https://noticias.unb.br/artigos-main/3926-dia-mundial-do-braille
Nenhum comentário:
Postar um comentário