A Biblioteca Nacional (BN) é o órgão responsável pela execução da política governamental de captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País. Com mais de 200 anos de história, é a mais antiga instituição cultural brasileira.
Possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e, por isso, foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo. Para garantir a manutenção desse imenso conjunto de obras, a BN possui laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.
O acervo da BN cresce constantemente a partir da lei do depósito legal – que assegura o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais –, além de doações e aquisições.
A BN se caracteriza como uma biblioteca “nacional” por:
- ser beneficiária do instituto do Depósito Legal;
- elaborar e divulgar a bibliografia brasileira corrente, através dos Catálogos online;
- ser o centro nacional de permuta bibliográfica, com campo de ação internacional.
O Portal Institucional da BN consolida informações sobre a instituição, bem como seu acervo e serviços, permitindo o acesso aos Catálogos online, ao acervo da BNDigital e ao conjunto de serviços disponibilizados via Internet.
Acesse o link abaixo e conheça um pouco mais sobre a Fundação Biblioteca Nacional através do vídeo disponibilizado pela instituição:
https://www.bn.gov.br/sobre-bn/apresentacao
HISTÓRICO
O núcleo original da Biblioteca Nacional do Brasil é a antiga livraria de D. José, organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever. A coleção de livros foi iniciada para substituir a Livraria Real, que foi consumida pelo incêndio que sucedeu o terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.
"Viaje" pela linha do tempo e conheça a história da Biblioteca Nacional:
1808 - 18201821 - 1840
1841 - 1860
1861 - 1880
1881 - 1900
1901 - 1920
1921 - 1940
1941 - 1960
1961 - 1980
1981 - 2000
2000 - Hoje
ENDEREÇOS E ATENDIMENTOS:
Biblioteca Nacional - Sede
O prédio histórico da sede da Biblioteca Nacional, além de abrigar seu extenso acervo, chama a atenção também pela arquitetura imponente, salas monumentais e obras de arte.
ENDEREÇO
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
- segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
- entrada de leitores até 18h
- entrada de visitantes (visita orientada e exposição) até 17h
- sábado, das 10h30 às 15h
- entrada de leitores e visitantes até 14h
Nenhum comentário:
Postar um comentário