Os participantes que fizeram videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 podem consultar as questões, em vídeo, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube. Os gabaritos oficiais do exame estão disponíveis desde a última quarta-feira, 1º de dezembro, no portal do Instituto.
O Inep aplicou o Enem 2021 em 21 e 28 de novembro. Foram divulgados os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. É importante que o participante esteja atento para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e ao formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.
No primeiro dia, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias.
Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro de 2022. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos —, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame.
Questão anulada – Uma questão da prova de matemática e suas tecnologias foi anulada, o que não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.
O número correspondente à questão anulada varia em função do tipo de caderno, da seguinte forma (Enem impresso e Digital):
Matemática e suas tecnologias:
Amarelo: Questão 178
Azul: Questão 138
Cinza: Questão 155
Rosa: Questão 157
Laranja e Verde: Questão 178
Enem em Libras – A edição 2021 traz consigo uma marca relevante para a acessibilidade. Neste ano, participantes surdos e deficientes auditivos tiveram acesso ao recurso da videoprova em Libras pelo quinto ano consecutivo. O Inep implementou a modalidade de prova na edição 2017, após uma série de estudos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Desde então, o recurso é ofertado à comunidade surda que tem Libras como primeira língua.
Na videoprova em Libras, as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. A videoprova tem mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e das normas de segurança máxima de todas as provas do Enem. Só não são integralmente traduzidas para Libras as questões de língua estrangeira moderna. Nessas questões, somente os trechos originalmente em português são traduzidos para Libras.
Cada participante faz a prova em um notebook. As orientações, os enunciados das questões e as alternativas de respostas são apresentados em Libras por meio de vídeos gravados em DVDs. Junto com o notebook e os DVDs, o participante também recebe o Caderno de Questões, a Folha de Redação e o Cartão-Resposta, no qual deve marcar as respostas. Além disso, o candidato pode escolher qual área do conhecimento fazer primeiro e pode assistir aos vídeos na ordem que preferir. A redação também deve ser escrita em português, mas possui uma matriz de correção específica, que leva em consideração as características linguísticas dessa população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário