O contador é o profissional incumbido de tratar sobre assuntos financeiros, econômicos e tributários de pessoas físicas e jurídicas, assim como qualquer outra, possui particularidades que devem ser destacadas.
Este profissional precisa estar constantemente atualizado junto às mudanças na legislação brasileira, a fim de assegurar a entrega de um trabalho adequado e íntegro para os clientes.
Muito além do conhecimento técnico aguçado sobre as diretrizes nacionais, o contador deve estar familiarizado com tarefas básicas da rotina desta profissão, como a interpretação de planilhas de dados e preenchimento de uma série de documentos contábeis e fiscais.
Algumas das principais tarefas do contador, são:
Elaborar o planejamento tributário, como uma medida de aprimoramento das operações financeiras para redução de custos;
Elaborar documentos como, declarações fiscais no intuito de realizar o pagamento dos tributos;
Organizar e registrar as ações administrativas e financeiras;
Acompanhar as alterações políticas sobre o setor tributário.
Entre os vários desafios da profissão, a maneira como o contador é visto pelos clientes pode ser o principal deles.
Isso porque, a tarefa de enviar documentos que geram cobranças e despesas para os empreendedores, por vezes o classifica como o “portador de más notícias”, ainda que seja um “mal necessário”.
A data para homenagear a profissão foi escolhida no dia que que a mesma se tornou regulamentada, no ano de 1945, quando o presidente Getúlio Vargas assinava o Decreto-Lei n.º 7.988, que criava no Brasil o primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis. Desde então, a data é celebrada como o Dia do Contador.
Fonte: Jornal Contábil.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário