O folclore brasileiro é repleto de personagens curiosos e que fazem parte da cultura de diversas regiões do país. O Saci, também conhecido como Saci-pererê, com certeza está entre os mais famosos.
A lenda do Saci surgiu na região Sul e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena. A figura ficou conhecida nacionalmente por influência da obra de Monteiro Lobato, pai da literatura infantil do Brasil.
Por ser um personagem da cultura popular, são muitas as variações da lenda do Saci nos quatro cantos do país. O que não muda nunca é que o Saci é um ser mítico que habita as florestas, sempre muito travesso e pregando peças.
Segundo a lenda do Saci, ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho.
O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa. Ele gosta de bagunçar a crina dos cavalos durante a noite, dando nós e fazendo tranças. Esses são sinais de que o Saci passou por ali.
Ele também tem o costume de entrar nas casas para pregar peças nas pessoas. Pode queimar as comidas que estão no fogão, ou fazer objetos desaparecerem. Às vezes até apaga velas e luzes.
O Saci cria um redemoinho quando passa rápido por um lugar, levantando folhas. Quando isso acontece, a lenda do Saci conta que é possível capturá-lo lançando uma peneira no meio do redemoinho. Então, quem capturar o Saci deve retirar o seu gorro e colocá-lo dentro de uma garrafa.
Fonte:https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/educacao/alfabetizacao-e-leitura/lenda-saci-perere/
Nenhum comentário:
Postar um comentário