O Dia Mundial da Filosofia foi criado em 2002 para destacar a importância desta disciplina, sobretudo para os jovens. Um dos objetivos da data é aumentar o reconhecimento da filosofia, encorajando o ensino da disciplina em todo o mundo.
As Nações Unidas marcam, neste 19 de novembro, o Dia Mundial da Filosofia, destacando a importância desta disciplina em tempos de crise.
Numa série de eventos, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, afirma que o dia é um convite à reflexão sobre o significado da pandemia de Covid-19.
Velocidade
Em comunicado, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, disse que “se a crise da saúde põe em causa vários fundamentos das sociedades, a filosofia ajuda a avançar, ao estimular a reflexão crítica sobre os problemas que já existem, mas que a pandemia está a levar ao limite.”
Segundo a chefe da agência, as velozes convulsões mundiais podem desorientar as pessoas, mas a filosofia permite a elas “dar um passo para trás e enxergar mais adiante."
A agência informou que o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin anunciou que doará seu legado filosófico à Unesco.
Eventos
Por causa da pandemia, as celebrações ocorrem de forma virtual, nesta quinta e sexta-feira, e podem ser acompanhadas na página da Unesco.
Serão realizados debates sobre união durante a pandemia, saúde enquanto questão filosófica, medo, confiança e risco, com participantes de várias partes como França, Estados Unidos, Itália, Índia, Marrocos, Colômbia entre outros.
Na quinta-feira, os jovens poderão assistir à aula “pensamento crítico na luta contra o racismo.” Na sexta-feira, será a vez de filósofos e estudantes de todo o mundo comentarem sobre a pandemia com vídeos curtos.
A Unesco organiza ainda o 19º Encontro Internacional de Novas Práticas Filosóficas, em cooperação com a Universidade de Nantes, e um ciclo de webinars com a Rede Unesco de Mulheres Filósofas da América Latina.
Fonte: https://news.un.org/pt/story/2020/11/1733342.
Nenhum comentário:
Postar um comentário