quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Agosto Indígena # Oficializado em São Paulo

O estado de São Paulo promulgou a Lei nº 17.311, de 11 de janeiro de 2021, instituindo no Calendário Oficial do Estado de São Paulo o mês "Agosto Indígena".  

Acesse a  Lei nº 17.311 de 11/01/2021: https://www.al.sp.gov.br/norma/196701.

Esta ação visa ratificar a importância do Dia Internacional dos Povos Indígenas, criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas, reforçando a emergência dos povos indígenas, como proteção das reservas e exploração das riquezas naturais e minerais pelos próprios indígenas - que possuem uma lógica de exploração ecológica, indispensável para suas subsistências e para garantia do futuro dos seus povos, acesso a educação que inclua sua língua materna e conhecimentos tradicionais, acesso a um sistema de saúde que contemple a visão de mundo indígena, enfim, meios básicos para a sobrevivência dos indígenas e seus sistemas culturais, como artes, língua e religião.   

O calendário oficial já está sendo colocado em prática pela Secretaria Municipal de Educação de  São Paulo, que lançou no dia 02, segunda-feira, na sua página oficial do Facebook, que sua agenda   será voltada integralmente à temática indígena com representantes de vários povos e inúmeras  linguagens, com objetivo de conscientização das demandas dos povos indígenas, diversidade étnicoracial e sua relação com a floresta.  

Saiba mais sobre as ações da Secretaria Municipal de Educação de  São Paulo, através do Facebook: https://www.facebook.com/EducaPrefSP/.

Fique por dentro deste e outros assuntos relacionados aos povos indígenas na coluna de Julie Dorrico, escritora, pesquisadora e curadora de literatura indígena, descendente do povo Macuxi e doutoranda em teoria da literatura da PUCRS.

Acesse: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/julie-dorrico/.

Para saber um pouco mais sobre a situação dos povos indígenas no mundo diante da pandemia ocasionada pelo Covid-19, acesse a página da ONU NEWS: https://news.un.org/pt/story/2021/08/1759242.





Nenhum comentário:

Postar um comentário