Em 29 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro. A data remonta à fundação da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1810, com acervo inicial da Real Biblioteca, vinda com D. João VI e sua corte ao Rio de Janeiro, como consequência da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de dez milhões de itens, é a antiga livraria de D. José organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.
"Viaje" pela linha do tempo e conheça a história da Biblioteca Nacional. Acesse: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico.
Fonte: Fundação Biblioteca Nacional.
Reprodução fotomecânica da fachada principal do edifício-sede da FBN na obra "Avenida
Central, 8 de março de 1903-15 de novembre de 1906" de Marc Ferrez.
Até breve! 🙋
Nenhum comentário:
Postar um comentário