domingo, 21 de junho de 2020

24/06 # Dia das Empresas Gráficas 📖


# BIBLIOTECA IFF MACAÉ RECOMENDa:📚📖📚

A história das empresas gráficas se inicia com Johannes Gutenberg, que viveu por volta de 1397-1468.


Inventor que desenvolveu um sistema mecânico de tipos móveis dando início à Revolução da Imprensa, permitindo a produção em massa de livros impressos. Consequentemente, lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e  disseminação em massa da aprendizagem.




No link da Biblioteca Digital Mundial pode-se obter mais informações sobre a Bíblia de Gutenberg, o primeiro grande livro impresso na Europa Ocidental , conhecido também como Bíblia de Mogúncia, concluída em Mainz, Alemanha, provavelmente no final de 1455. É possível inclusive, fazer o download em PDF do documento separados em blocos de três arquivos:





A Bíblia de Mogúncia é o incunábulo (às obras impressas entre 1455, data aproximada da publicação da Bíblia de Gutenberg, até 1500) mais antigo da Biblioteca Nacional, que dispõe de dois exemplares, podendo ser conferido no link:








O Project Gutenberg ou Projeto Gutenberg é uma biblioteca de mais de 60.000 eBooks gratuitos, possibilitando o download ou leitura on-line. É uma iniciativa com grandes títulos da Literatura mundial, com foco em obras mais antigas para as quais os direitos autorais dos EUA expiraram. Milhares de voluntários digitalizaram e revisaram diligentemente os eBooks, para diversão e educação.

Contudo é preciso observar que os livros são grátis nos Estados Unidos porque os direitos de autor expiraram. Podem não ser grátis em outros países. Os leitores de fora dos Estados Unidos devem verificar as leis de direito de autor dos seus países antes de descarregarem ou redistribuírem os livros eletrônicos. Possuem também alguns títulos protegidos, relativamente aos quais o detentor dos direitos de autor deu uma autorização de utilização internacional ilimitada.
Acesse o link e verifique as possibilidades: https://www.gutenberg.org/

Até breve!🙋




Nenhum comentário:

Postar um comentário