quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

# BiB Macaé Recomenda 📝 Live FBN | 200 da Independência - dia 09/12 às 17h

A Biblioteca Nacional traz a discussão sobre uma das personagens mais controversas dos conflitos da Independência, o almirante Thomas Cochrane. 

Quando a notícia de que a província do Maranhão havia, enfim, aderido à Independência chegou ao Rio de Janeiro, em 1º de outubro de 1823, a Assembleia Constituinte, em sessão do dia seguinte, pôs-se a discutir sobre o envio ou não de agradecimento oficial a Lorde Cochrane, em reconhecimento ao sucesso daqueles eventos no Norte do Brasil. A discussão que dividiu opiniões dos senhores deputados nos serve como prenúncio do que viria a ser o registro historiográfico em torno da biografia daquele que foi o 1º Almirante da Marinha do Brasil.

Alçado à condição de herói por muitos jornais que se dedicaram a narrar as aventuras do lorde escocês pelas províncias resistentes ao movimento da Independência capitaneado pelo Rio de Janeiro, a figura de Lorde Cochrane e os sucessos alcançados à frente da Armada Nacional ficaram, em parte, marcados pelas disputas travadas com o Tribunal de Presas em torno das indenizações das presas de guerra, que julgava ter direito.

Não obstante os registros que se antagonizam em torno deste personagem, falar das guerras que resultaram na Independência do Brasil traz obrigatoriamente Lorde Cochrane para a centralidade da discussão. 

Aproveite e curta a História!

Quinta-feira, 9 de dezembro de 2021, às 17h.

Acesse o canal da FBN no Youtube para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional





Nenhum comentário:

Postar um comentário