quarta-feira, 5 de agosto de 2020

05/08 # Dia Nacional da Vigilância Sanitária

A Lei Federal nº 13.098/2015 instituiu o dia 5 de agosto, dia em que se comemora o nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz, como o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.

A data marca o reconhecimento da importância estratégica dessa área, responsável por diversas ações de preservação da saúde da população.    
 

Além da promoção da segurança e da qualidade dos produtos e serviços utilizados diariamente pela população, também é atribuição da vigilância estabelecer medidas de enfrentamento sanitário em momentos preocupantes, como o que estamos vivenciando na atual pandemia de Covid-19.   

No mundo, é uma das mais importantes áreas da saúde pública, por estabelecer regulamentações que visam atender a necessidades das populações de cada nação, criando barreiras de proteção à vida.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, criada em 1999 para este fim, é reconhecida internacionalmente como órgão de excelência na área. Essencial à vida dos brasileiros e à economia nacional, sua atuação abrange atividades como a regulação, a fiscalização, o monitoramento e o registro de produtos, além do controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras e ainda a coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).   

Ao todo, o órgão é responsável por 12 temas gerais: agrotóxicos, alimentos, cosméticos, laboratórios analíticos, medicamentos, saneantes, farmacopeia, tabaco, serviços de saúde e produtos para saúde, além da área de portos, aeroportos e fronteiras e de sangue, tecidos, células e órgãos. De acordo com dados de 2019, os produtos regulados pela Anvisa correspondem a 22,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. 

Acesse o link e aprenda um pouco mais sobre a importância da ANVISA na vida dos brasileiros: http://portal.anvisa.gov.br/.


Até breve! 🙋


Nenhum comentário:

Postar um comentário