quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Dia 28/10 # Dia Internacional da Animação 🎦

No dia 28 de outubro de 1892, em Paris, Émile Reynaud exibiu o filme Pauvre Pierrot em seu teatro óptico. Em 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação resolveu homenageá-lo e estabeleceu a data como o Dia Internacional da Animação, comemorado em mais de 40 países, entre eles o Brasil.

 

Seguem alguns filmes que iniciaram e inspiraram a animação que conhecemos hoje:

 

Pauvre Pierrot (1892)


O primeiro da lista, é claro, é o curta de Émile Reynaud. Com 500 imagens pintadas individualmente, tem cerca de 15 minutos, e é um pequeno esquete sobre a clássica história do triângulo amoroso entre o palhaço Pierrot, Colombina e Arlequim. Não existem cópias, pois Reynaud jogou os originais no Rio Sena, mas há reconstituições como a do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=426mqlB-kAY





























Fantasmagorie (1908)


Outro francês, Émile Cohl, lançou o primeiro curta-metragem animado projetado por um projetor de cinema moderno. Assim como Reynaud, desenhou todas as imagens, mas ao contrário dele,  filmou todo o processo — em alguns frames é possível inclusive ver as mãos do criador da história. A narrativa é simplória e consiste basicamente de um boneco que se desloca e encontra diferentes tipos de objetos. Assista um pequeno trecho no ink abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nyTYNZUd3hQ





Willie do Barco a Vapor (1928)


Walt Disney é talvez um dos nomes mais lembrados quando o assunto é animação. Terceiro a estrelar o maior personagem da Disney, Mickey Mouse, foi o primeiro curta com som sincronizado feito pelos estúdios e conta as peripécias de Mickey como ajudante de um navio a vapor. Embora outros estúdios tenham feitos outros filmes com som antes, nenhum chegou perto do sucesso que Willie do Barco a Vapor teve. Aprecie um pequeno trecho disponível no link: 

https://www.dailymotion.com/video/x22kncz





A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

O clássico desenho da Disney não só é um marco para a história da animação, mas para a do cinema como um todo. Quando foi lançado, teve a maior bilheteria de um filme com som, e foi também o primeiro longa de animação colorido. É considerado pelo Instituto de Cinema Americano (American Film Institute) o maior filme de animação americano de todos os tempos e, em 1989, foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado pelo Registro Nacional de Filmes (National Film Registry). Assista ao Trailer deste longa animado, veiculado em  Vídeo Home System (fitas VHS) da companhia entre 1994 e 1995 no Brasil através do link: https://www.youtube.com/watch?v=g0Cfs_xplPg.


















Até breve! 🙋


Nenhum comentário:

Postar um comentário