quarta-feira, 30 de junho de 2021

30/06 # Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi 🐂🎶🐃🎉

O Bumba-Meu-Boi é o folguedo nacional de maior significação em quase todos os Estados. Seu entrecho é todavia muito simples. Conta a história da morte do boi de estimação da fazenda e sua ressurreição, após várias peripécias. Dessa concepção, partem as variantes. Em certos lugares, por exemplo, em vez da morte e ressurreição, o boi é perdido ou roubado e depois reencontrado.  O folguedo é exibido normalmente dos meados de novembro à noite de Reis, 6 de janeiro, pertencendo, portanto, ao ciclo do Natal. Mas, em alguns Estados, especialmente os do extremo norte do país (do Piauí ao Amazonas), representa-se em junho, por ocasião das festas de São João.  


“BUMBA-MEU-BOI, de Zé Caboclo (Caruaru-Pernambuco)

Acesse o Catálogo da Exposição Dia Internacional do Folclore de 1969, criado pela Fundação Biblioteca Nacional  através do endereço abaixo, e explore esta, entre outras manifestações da cultura brasileira:


Bumba-Meu-Boi do Maranhão

O Bumba-Meu-Boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens culturais associados, divididos entre plano expressivo, composto pelas performances dramáticas, musicais e coreográficas, e o plano material, composto pelos artesanatos, como os bordados do boi, confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros. Em todo seu universo, destaca-se também a riqueza das tramas e personagens. O Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão foi inscrito no Livro de Registro de Celebrações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2011. Em 2019, a manifestação popular recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-Meu-Boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal.

Os cultos religiosos afro-brasileiros do Maranhão, como o Tambor de Mina e o Terecô, também estão presentes nessa celebração, uma vez que ocorre o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados. O Bumba-Meu-Boi é uma festa tradicional em que a figura do boi é o elemento central, porém reúne diversas outras manifestações culturais e assim se configura como um vasto “complexo cultural”. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário