quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Aquisições de livros pedagógicos - mês de fevereiro/2015 (parte 2/2)

Olá pessoal! Ontem postamos a primeira parte das novas aquisições de livros pedagógicos deste mês, e hoje trazemos a segunda postagem, com o restante dos livros adquiridos. Como de praxe, todos os livros já se encontram disponíveis para empréstimo e consulta local, então desejamos aos docentes boas leituras e boas atividades pedagógicas.


Aquisições Livros Pedagógicos Fev/2015 (parte 2/2). Clique para ampliar a imagem.





Obras adquiridas:

Poetizando linguagens, códigos e tecnologias: a Arte no Ensino Médio. Eliana Pougy. 160p.

Com a promulgação da Lei nº 9394, de 1996, a Arte foi reconhecida como componente curricular obrigatório da Educação Básica e uma disciplina que aborda um saber específico e possui didática própria. Entretanto muitas questões se colocam quando consideramos a pertinência desse componente no currículo do Ensino Médio. Este livro se propõe a minimizar suas dúvidas e ser um porto seguro para o seu planejamento de ensino.

Negritude, Cinema e Educação, Vol. 1 e Vol. 2. Edileuza Penha de Souza. 182p. e 192p.

Diante de uma televisão cada vez mais tomada por banalidades e leituras superficiais do país e do mundo, o cinema brasileiro apresenta-se como uma alternativa enriquecedora de experiências e e ampliadora dos horizontes culturais e espirituais daqueles que têm a chance de assistí-lo. Os professores brasileiros são hoje um dos mais importantes aliados na formação do público de cinema e no aproveitamento de sua diversidade de enfoques sobre a realidade do nosso País. Esta é a grande qualidade destes livros: eles expandem a capacidade crítica desses importantes mediadores culturais que, compreendendo que a nova geração de brasileiros é especialmente encantada pela linguagem audiovisual, dinamizam suas aulas utilizando o cinema como instrumento potencializador de debates sobre questões contemporâneas.

Ação e reação: ideias para aulas especiais de química. Mayura M. M. Rubinger e Per Christian Braathen. 292p.

Este livro traz uma seleção de experimentos que transformarão as aulas de química em momentos agradáveis de aprendizagem no Ensino Médio. Todos os experimentos são explicados e contextualizados. Para facilitar a compreensão das teorias científicas, também são propostas atividades no computador e a construção de modelos com diversos materiais. O professor encontrará, ainda, dicas para organizar ou melhorar o seu laboratório, e sugestões de materiais do dia a dia, como alternativas a equipamentos e reagentes convencionais.

Propostas de trabalho e ensino de filosofia: especifidade das habilidades, eixos temático-históricos e transversalidade. Sérgio Adas. 192p.

O objetivo principal desta obra é o de contribuir para o esforço coletivo dirigido à construção da qualidade e à consolidação do ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro. As propostas de trabalho nela reunidas expressam preocupação com as práticas de ensino em curso nas escolas, buscando subsidiá-las com recursos e estratégias didáticas, certamente abertas a um campo multifário de modificações por cada leitor-professor, segundo suas necessidades, seu público-alvo e suas preferências formativas. Desse modo, preenche-se uma lacuna na bibliografia especializada na área, em sua maior parte de caráter teórico e/ou ensaístico, oferecendo-se uma visão criativa e inovadora.

Filosofia: ensinar e aprender. Sônia Campaner. 240p.

Este livro é um convite para que o professor experimente formas e temas diversos para "ensinar Filosofia" e crie suas próprias estratégias. O material pode ser utilizado no formato proposto ou, a critério do professor, ter seus elementos rearticulados, como num mosaico, em que as peças são unidas para formar imagens distintas daquelas inicialmente propostas. Longe de limitar-se a transmitir aos alunos uma única imagem do mundo, até porque esse não é o papel da Filosofia, a ideia central desta obra é possibilitar-lhes a construção de imagens múltiplas do mundo a partir de suas próprias experiências cotidianas. Ensinar Filosofia desse modo significa ensinar aos alunos que eles também podem compor esse conhecimento, formando novas configurações.

Esporte para a vida no ensino médio. Vilma Lení Nista-Piccolo e Wagner Wey Moreira. 159p.

Este livro foi estruturado para auxiliar o professor de Educação Física do Ensino Médio a mudar o conceito do significado do esporte na escola, apresentando-o como um direito do jovem, um conhecimento para a vida, uma possibilidade de convivência em sociedade, um conhecimento transformado em saber. Para estimular a criatividade do educador, há um repertório de atividades e sugestões de propostas, que devem ser readequadas à realidade de cada ambiente escolar. Um guia importante para os professores de Educação Física.

Educação Ambiental: da teoria à prática. Cassiano Pamplona Lisboa e Eunice Aita Isaia Kindel (org.). 142p.

Educação Ambiental: da teoria à prática, livro escrito a muitas mãos, apresenta estudos, experiências, projetos e reflexões desenvolvidos por estudantes, professores, profissionais e pesquisadores em Educação Ambiental, vinculados a escolas públicas, universidades e ONGs, que obtiveram destaque nos últimos anos no campo da EA, seja pela abrangência, seja pelo caráter pedagógico e inovador de suas intervenções ou pelo reconhecimento social conquistado.


Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário