sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Neste mês de fevereiro, nosso homenageado é o escritor francês Júlio Verne

Olá pessoal! Vamos conhecer um pouco mais sobre este escritor?

Júlio Verne (Jules Gabriel Verne) nasceu em 8 de fevereiro de 1828, em Nantes, cidade portuária da França. Obteve grande destaque no cenário literário internacional através de suas novelas de aventuras, que fizeram e fazem muito sucesso até hoje.


Júlio Verne, fotografado por Félix Nadar


Quem poderia imaginar que um menino de 11 anos que fugiu de casa para ser grumete, sonhando ser marinheiro, se tornaria um escritor famoso? Aos 20 anos, pela vontade de seu pai, foi morar em Paris, para cursar Direito. Mas, na capital francesa, conheceu personalidades como Victor Hugo e Alexandre Dumas, também escritores, que estimularam seu interesse por literatura e ainda o fotógrafo Félix Nadar, um apaixonado por "balonismo".


Verne ficou conhecido como o pai da ficção científica, pois suas obras descrevem, além de histórias de aventuras, tecnologias e descobertas científicas antes de se tornarem realidade. Sua obra enaltece o gênio e a fortaleza do homem em sua luta por dominar e transformar a natureza.

Suas criações foram traduzidas para 148 idiomas. Dentre os mais de 100 títulos publicados, como novelas, romances e peças de teatro, destacam-se obras que foram para o cinema e transformadas em série de TV: "Viagem ao Centro da Terra" (1864), "Viagem ao redor da Lua" (1869), "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1870), "A Volta ao Mundo em 80 dias" (1872) e "A Ilha Misteriosa" (1874).

"Tudo que um homem pode imaginar, outros homens poderão realizar"                                                                                                      Júlio Verne

Júlio Verne casou-se, em 1857, com Honorine Anne Hebe Morel, uma viúva de 28 anos que já tinha duas filhas. Com ela, Júlio Verne teve seu único filho, Michel Jean Pierre Verne. Nessa época, para sustentar sua família trabalhou na Bolsa de Valores de Paris, mas jamais abandonou seus escritos. Nas horas vagas, estudava cada vez mais sobre invenções e lia mais e mais revistas científicas.

Em 1862, conheceu o influente editor Pierre Jules Hetzel, que publicou sua obra "Cinco Semanas em um Balão". O sucesso foi tamanho que Hetzel ofereceu a Verne um contrato no qual estava previsto que ele deveria escrever dois livros por ano, pelos próximos 20 anos. O contrato foi cumprido por Júlio por 40 anos.

Em 24 de março de 1905, Júlio Verne faleceu, na cidade Amiens, na França, junto à mulher e ao filho.


Boas leituras!




Nenhum comentário:

Postar um comentário